sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PROJETO DE PSICOMOTRICIDADE EDIM

Projeto em que faço parte, para desenvolvimento da criança...

O EDIM - Espaço de desenvolvimento Infantil Mamulengo, é um lugar especializado no desenvolvimento de crianças até 5 anos, favore
cendo vivências e experimentações através de um brincar saudável e estímulos trabalhados com base na afetividade. Com um olhar individual,bscamos momentos que propiciem o prazer da ação, favorecendo o conhecimento do corpo e suas percepções através de estimulos táteis, auditivos, visuais e motores nas inúmeras possibilidades que o brinca oferece para o desenvolvimento infantil harmonioso.

Contamos com uma equipe de profissionais e um ambiente devidamente preparado para despertar o processo da descoberta em um espaço que favoreça e respeite sua maturação psicológica.

Ao darmos importância a uma educação do corpo no início da vida, através de aquisições de habilidades, proporcionamos um futuro com todas as etapas vencidas naturalmente, onde teremos crianças mais criativas, autônomas e felizes.

Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento tr
ansforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.

O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.

“O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar, rola
r, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), etc.....

Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.


RUA: Presidente Backer, 176 - Icaraí - Niterói.




TEL: (21) 2705 - 1114 / 2705 - 2087.